Projecto activo desde 1 de Janeiro de 2011

Detectando quedas na rede

Fonte: wirelesspt.net
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Com as ferramentas de monitorização instaladas, você tem meios para medir precisamente a quantidade de banda que sua organização está utilizando. Esta medida deve estar de acordo com o que o fornecedor de acesso está a cobrar. Ela pode indicar também se a real taxa de transmissão (throughput) utilizada está próxima da capacidade disponível em momentos de pico. Um gráfico com uma linha máxima plana é uma indicação clara de que você está a funcionar na capacidade total. A Figura 6.7 mostra esta linha máxima em picos de tráfego de saída acontecendo no meio de cada dia, excepto aos domingos.

Figura 6.7: Um gráfico com uma linha máxima plana, indicando super utilização.

Isto mostra claramente que sua ligação com a internet é super utilizada em momentos de pico, causando atrasos na rede. Após a apresentação desta informação para a directoria, você pode criar um plano para uma optimização posterior da sua ligação existente (actualizando seu servidor proxy e usando outras técnicas) e estimar quando deverá melhorar sua ligação para que ela esteja de acordo com a procura. Este é também o momento apropriado para rever sua política operativo com a administração, discutindo formas de fazer com que a utilização real esteja de acordo com esta política.


Chegando perto do final de semana, você recebe uma chamada de emergência no final da tarde. Aparentemente, nenhum utilizador do laboratório consegue navegar na web ou enviar email. Você corre para o laboratório e reinicializa o servidor proxy, sem resultados. A seguir, você reinicializa o router, ainda sem sucesso. Você continua a eliminar os possíveis pontos de falha um a um, e então percebe que o switch de rede está desligado um cabo de energia solto é o culpado. Uma vez ligado à tomada, a rede volta a funcionar.


Como você poderia diagnosticar este problema sem consumir tanto tempo em tentativa e erro? É possível ser notificado de quedas quando elas ocorrem ao invés de esperar pela reclamação de um utilizador? Uma forma de fazer isto é com o uso de um programa como o Nagios, que fica continuamente verificando os dispositivos de rede e notificando quando algum deixa de funcionar. O Nagios regista a disponibilidade de várias máquinas e serviços, alertando-os quando algum deles apresentar problemas. Além de mostrar o estado da rede graficamente em uma página web, ele enviará notificações via SMS ou email, alertando-o imediatamente no caso de problemas.


Com o uso de boas ferramentas de monitorização, você pode justificar o custo de equipamento e banda através da demonstração efectiva da forma como a organização faz uso dos mesmos. Você será notificado automaticamente de problemas, terá a estatística histórica de uso dos equipamentos e saberá do desempenho dos dispositivos de rede. Você pode comparar o desempenho actual com o histórico para encontrar diferenças de comportamento e lidar com os problemas antes que se tornem críticos. Quando os problemas aparecerem, será simples de determinar a causa e a natureza dos mesmos. Seu trabalho será simplificado, a administração estará satisfeita e os seus utilizadores muito mais felizes.


Para mais detalhes de como diagnosticar problemas na rede veja a página de diagnósticos

Editor

--Cmsv 14h56min de 31 de janeiro de 2010 (GMT)