Redes wireless 802.11

Fonte: wirelesspt.net

Antes que os pacotes possam ser encaminhados e roteados para a internet, as camadas "1" (física) e "2" (o link de dados) precisam estar ligadas. Sem ligação ao link local, os nós da rede não se podem comunicar entre si e rotear pacotes. Para estabelecer a ligação física; os dispositivos de rede wireless devem funcionar na mesma banda do espectro de rádio. Isto significa que rádios 802.11a irão comunicar com rádios 802.11a numa frequência próxima a 5 GHz, e rádios 802.11b/g irão comunicar com outros rádios 802.11b/g na frequência de 2.4 GHz. Mas um dispositivo 802.11a não irá funcionar com um dispositivo 802.11b/g, uma vez que eles utilizam bandas completamente diferentes do espectro electromagnético.


Mais especificamente, placas wireless devem estar de acordo sobre o canal comum que utilizarão. Se uma placa de rádio 802.11b está configurada para usar o canal 2, enquanto outra está configurada para o canal 11, não existirá ligação entre ambas. Só quando as placas wireless estão configurados para usar o mesmo protocolo, no mesmo canal de rádio, é que estão prontas para estabelecer ligação da camada de comunicação de dados. Cada dispositivo 802.11a/ b/g pode funcionar num destes quatro possíveis modos:


  • Modo master (também chamado AP ou modo de infra-estrutura) é usado para criar um serviço que se parece com um ponto de acesso wireless tradicional. A placa wireless cria uma rede com um nome específico (chamado SSID) e canal, fornecendo serviços de rede no mesmo. No modo master, as placas wireless administram toda a comunicação relativa à rede (autenticando clientes wireless, tratando da contenção do canal, repetindo pacotes, etc). Placas wireless em modo master podem apenas comunicar com placas associadas a ela mesmo e de forma administrada/cliente.
  • Modo administrado é chamado também, algumas vezes, de modo cliente. ligações wireless no modo administrado/cliente vão unir-se a uma rede criada pelo master, automaticamente trocando de canal para estabelecer ligação apresentando qualquer credencial que é necessária para o master e, se estas credenciais são aceites, diz-se que eles estão associados ao master. Ligações wireless em modo administrado/cliente não se comunicam directamente uma com a outra e apenas comunicação com o master associado.
  • Modo adhoc cria uma rede multiponto-para-multiponto, onde não existe um único master ou AP. Em modo adhoc, cada ligação wireless comunica directamente com os vizinhos. Os nós devem estar ao alcance para que se comuniquem e devem estar de acordo quanto ao nome da rede e o canal utilizado.
  • Modo monitor é usado por algumas ferramentas (tais como Kismet para passivamente inspeccionar todo o tráfego de rádio num dado canal. Quando estão em modo monitor, as ligações wireless não transmitem dados. Isto é útil para a análise de problemas num link wireless ou para observar a utilização do espectro na área monitorizada. O modo monitor não é usado para a comunicação normal.


Quando se implementa um link ponto-a-ponto ou ponto-para-multiponto, um rádio irá funcionar, tipicamente, em modo master, enquanto os demais irão funcionar em modo administrado/cliente. Numa mesh multiponto-para-multiponto, todos os rádios funcionam em modo adhoc e, assim, podem comunicar-se directamente uns com os outros.

É importante manter estes modos em mente quando estiver a criar a sua rede. Lembre-se que clientes em modo administrado/cliente não podem comunicar entre si directamente, assim, é provável que queira implementar um site de repetidores no modo master ou adhoc que é um modo mais flexível, embora tendo uma série de problemas de desempenho quando comparado ao uso dos modos master ou administrado/cliente.

Editor

--Cmsv 23h52min de 5 de fevereiro de 2010 (GMT)